Isso fez-me pensar. Uma coisa é uma banda fazer a sua própria carreira, utilizando os seus próprios conceitos e pontos fortes a seu favor. Outra coisa, é uma banda fictícia. A banda fictícia tem que ser aquilo que o argumento (seja de que tipo de ficção for) predispõe.
Explicando-me melhor; se tás a ver um filme que diz que esta banda é espectacular e que te vai estourar os miolos, mas depois ouve-se a banda e...estão a ver onde estou a querer chegar, não é?
Isto é uma regra fundamental da escrita. Em muitas séries ou filmes superficiais, em que toda a gente do mundo é bonita, muitas vezes temos um(a) actor/actriz a fazer de personagem feia...mas como a pessoa que interpreta não é nada feia, é preciso que os outros personagens DIGAM que ele(a) é feio(a). Isso fica mais ridículo quando a personagem feia é mais bonita que a personagem bonita.
Por isso esta contagem não serve apenas as que considero "as melhores". Também conta se for uma banda de falhados, quando a banda é audaciosamente má.
Nota: Gorillaz, Sgt. Pepper's Lonelyhearts Club Band, ou Spinal Tap não contam, visto que deram concertos e lançaram álbuns (e sendo que um deles é apenas os Beatles em ácidos).
#5
Nome: The Soggy Bottom Boys
Origem: O Brother, Where Art Thou?
Neste filme dos irmãos Coen, do ano 2000, que é menos recordado do que deveria ser (talvez porque em 2000 estava tudo ocupado a dar óscares ao Gladiador e ao Erin Brokovitch), três tipos fogem da prisão e estão em busca de um tesouro.
No meio do caminho encontram o próprio Tommy Johnson, que diz que vendeu a alma ao diabo por troca de habilidade acima da média na guitarra (que era um rumor na altura sobre o próprio Tommy).
Eles depois vão para uma rádio, cujo dono é cego (portanto não os reconhece como fugitivos) onde gravam a música "Man of Constant Sorrow" para ganhar uns trocos. Só que acaba por ser um sucesso.
A história continua e, mais tarde no filme, eles vão a casa do corrupto candidato a governador, onde está a haver uma festa. E disfarçam-se de velhos, sobem ao palco, voltam a tocar a música e...toda a gente entra em delírio ao reconhecê-los da rádio. E isto desencadeia uma parte fulcral do desenrolar da história.
#4
Nome: Sexual Chocolate
Origem: Um Príncipe em Nova Iorque
Muitos de nós ainda nos recordamos dos tempos em que Eddie Murphy não se limitava a mascarar-se de gordo (ou gorda) e peidar-se. Houve uma altura em que ele tinha, de facto, piada. Acho que os filmes que mais mostram isso são Trading Places e Coming to America de John Landis (cujo filme Blues Brothers poderia fazer parte desta lista).
Eddie Murphy faz de príncipe de Zamunda (de certa forma irmão de Simba e de Luke e Leia Skywalker). Juntamente com o seu assistente (Arsenio Hall), viaja para o bairro de Queens em Nova Iorque para procurar uma futura esposa para ser sua rainha (daí irem para Queens, perceberam?).
Quando lá chegam, apesar de serem mais ricos que sabe-se lá o quê, fazem-se passar por pobres. Pobres, isto é, a trabalhar como contínuos no McDowell's (eh eh, "Mc Dowell's"). E Eddie Murphy apaixona-se pela filha do patrão...acho que já estão a perceber.
Grande parte do humor baseia-se na (in)adaptação destes jovens africanos à cultura americana.
Mas, como era costume com o humor de Eddie Murphy, há muitas piadas com a cultura afro-americana em Nova Iorque da altura.
A jóia da coroa dessas piadas é a reunião para angariação de fundos. E é aí que aparecem os...SEXUAL CHOCOLATE. Todos os clichés estão lá. Desde o reverendo que os apresenta, aos vários personagens do público. E com aquela apresentação, aquele performance, aquele reconhecimento do público...pronto, eu confesso, é o nome. Sexual Chocolate!
#3
Nome: Timmy and the Lords of the Underworld
Origem: South Park
Já vamos no ano de 2010, por isso penso que é escusado ter de explicar quem são os South Park, o tipo de humor deles, e por aí adiante.
No episódio Timmy 2000, há um novo elemento na turma de Kyle, Stan, Cartman e Kenny. Esse novo aluno é, como já devem ter adivinhado, Timmy.
Timmy é deficiente mental e físico, e apenas consegue dizer o próprio nome. Uns putos que têm uma banda chamada Lords of the Underworld descobrem-no e metem-no imediatamente a vocalista. E a banda começa a ter êxito graças a ele.
O resto do episódio debate se o que acontece nesta banda é exploração de um deficiente, ou se é uma maneira de o incluir na sociedade (enquanto a banda dele tenta ganhar um concurso de bandas cujo vencedor...abre para Phill Collins - numa das minhas imitações favoritas da série).
Mas fossem eles reais, não tenho dúvidas de que Timmy seria uma lenda do Rock.
#2
Nome: Midnight Riders
Origem: Left 4 Dead 2
É a segunda vez que incluo personagens de jogos de computador. E, pela segunda vez, é um produto da Valve. O que diz algo sobre o empenho dessa empresa na criação dos seus próprios universos, dos seus personagens, etc.
Left 4 Dead é um jogo que se passa após um apocalipse de zombies. Jogamos com 4 sobreviventes que se tentam salvar com os poucos meios que têm, enquanto se esquivam de zombies que aparecem...de toda a parte.
No universo desse jogo, há uma banda texana chamada Love Supply que, em 1983, era a banda mais popular dos EUA. No mesmo ano de 1983, os Midnight Riders abriram para eles, e deram-lhes uma coça tão grande em palco que ficaram imediatamente famosos.
Os Midnight Riders, com barbas que faziam os ZZ Top parecerem uns meninos de coro, passaram os anos seguintes a trabalhar no seu primeiro álbum, aproveitando para estar longe dos palcos (enquanto serviam 8 a 10 anos de prisão). Felizmente, eles acidentalmente não mataram nenhum dos Love Supply, sendo libertados mais cedo.
Noutro episódio da vida deles, em 1987 pediram-lhes para participarem num álbum de Natal para angariação de fundos para crianças necessitadas. Eles recusaram.
Mais de 10 anos mais tarde, aceitaram relutantemente, em troca de 30000 horas de serviço comunitário. Menos de uma hora depois, eles criaram, editaram e enviaram a música All I Want For Christmas Is To Kick Your Ass.
Com um Hard Rock pesadão e uma atitude de fazer inveja aos AC/DC (no site diz que o novo álbum não está nas lojas nem disponível online...apenas disponível em tour), os Midnight Riders têm uma história completa, personagens, músicas...e tudo para uma participação mínima no jogo (eles pessoalmente nem aparecem).
#1
Nome: Figrin D’an and the Modal Nodes
Origem: Star Wars
Pouco se sabe acerca desta banda. Aliás, nem sabia que eles tinham um nome para além do mais popular "cantina band" (já que é a banda que toca na cantina no início do filme). Sabe-se que eles são aqueles extraterrestres...fálicos, e que...tocam lá.
Segundo o Wikipedia, eles são Biths, do planeta Clak'dor VIII e chamam-se, respectivamente, Figrin D'an, Nalan Cheel, Te...pronto, caga na história, isto é ridículo.
O que é certo é que esta música chegou a ser mais popular que a própria música do Star Wars (ainda não percebi como e quando é que aconteceu, mas é o que se diz por aí).
E é um funky jazz do outro mundo (eh! eh! "do outro mundo", percebem?).
bandas que não podia deixar de mencionar:
Sonic Death Monkey/Kathleen Turner Overdrive/Barry Jive and the Uptown Five (High Fidelity)
Stillwater (Almost Famous)
Faith +1 (South Park)
Dethklock (Metalocalypse)
Autobahn (os niilistas do Big Lebowski)
The Folksmen (A Mighty Wind)
Wyld Stallyns (Bill and Ted's Excellent Adventure)
Dr. Funke’s 100% Natural Good Time Family Band Solution (Arrested Development)
The Be Sharps (The Simpsons)
Dr. Teeth and the Electric Mayhem (The Muppets - atenção ao Animal na bateria)
0 comentários:
Enviar um comentário