domingo, 26 de dezembro de 2010

5 Melhores Músicas de Natal (e uma prenda)

O Natal é uma época especial para todos. Como não podia ser? Família. Prendas. Envelopes. Bacalhau. Rabanadas. Bilharacos. Vinho. E aquela treta toda do menino nascer, ou lá como é.
Para além de já não dar o ET nem o Sozinho em Casa, agora dá o Narnia ou o Harry Potter....DOBRADOS!
Sim, filmes dobrados. E o pior é que os filmes dobrados são para putos! Mas se calhar até é melhor que assim seja. Para que é que vamos dar de ler aos putos? E assim eles quando crescerem vão falar bem inglês como os espanhóis.
E depois temos as músicas de Natal. Montes delas. Mas há umas melhores que outras. Estas são as 5 melhores.

E no fim, como é "the season to be jolly", ofereço-vos uma prenda.


#5 - No Doubt - Oi! To The World

Pois. Há a famosa Joy to The World. Estes gajos pegaram nisso e fizeram uma música punk/ska chamada Oi! To The World.
E não, não é "Oi!" como em "Oi, como anda você, cara?". Oi! é (citando o Wikipedia) "The music and its associated subculture had the goal of bringing together punks, skinheads, and other working-class youths".
Ou seja, é de unir a família, como o Natal deve ser. Bonito.

E sim, os No Doubt já foram uma banda de punk/ska. Dá que pensar...


#4 - Garotos Podres - Papai Noel Filho da Puta

Sim, o vídeo que pus não é dos Garotos Podres, é dos Ratos de Porão. Porque acho que a versão da banda de João Gordo é mais "hardcore".
E isto é o Natal do Punk Hardcore. A sério, ouçam a música, não há maneira de fazer uma música de Natal mais suja e pesadona que isto. E estou a incluir os primeiros segundos em que é uma montagem foleira de músicas de Natal (como "il faux").

Feliz Natal também para ti, João Gordo (embora tu, mais do que ninguém, deves adorar as rabanadas e o perú e isso tudo).



#3 - Adeptos do Manchester United - 12 Cantonas

Os primeiros 14 segundos são um conjunto de adeptos amadores a cantar uma música de claque. O gajo que está em primeiro plano bebe da sua pint, e a partir dos 15 segundos vemos um conjunto de adeptos profissionais a cantar uma música de claque.
Sim, sei que as claques promovem ódio e preconceito e outras coisas más. Mas há qualquer coisa nas músicas de claque inglesas. É alegria, o gosto pelo futebol. E é disso que o Natal se trata, ao fim ao cabo.

É uma adaptação da música inglesa "12 days of christmas", cuja letra é sobre as 12 prendas que o verdadeiro amor de quem está a cantar lhe ofereceu no Natal. A parte mais famosa é o "FIIIIIVE GOOOLD RIIIINGS", que se prolonga mais do que nos outros números.
Os adeptos dos red devils pegaram nisso e fizeram uma letra assim "On the 12th day of Christmas, my true love gave to me...12 Cantonas, 11 Cantonas, 10 Cantonas, 9 Cantonas, 8 Cantonas, 7 Cantonas, 6 Cantonas, FIIIIIVE CANTONAAAAAS! 4 Cantonas, 3 Cantonas, 2 Cantonas, la la laaa la Cantona!".
Qualquer poeta te diria que esta versão tem um valor poético quase nulo. Mas qualquer designer te diria que esta versão passa muito melhor a mensagem desejada.
(para quem não sabe de futebol, o Cantona foi um jogador do Manchester United nos anos 90. Ele já nem joga há mais de 10 anos, e eles ainda lhe cantam esta música todos os natais).


#2 - Joey Ramone - What a Wonderful World

(nota: se não te apetece ver o vídeo todo, a música começa aos 42 segundos)

Joey Ramone morreu em 2001. Mas isso não lhe impediu de lançar em 2002 o Ep "Christmas Spirit...In My House".
Sim, um álbum de Natal do Joey Ramone.
A música mais conhecida, e a meu ver a melhor, deste álbum é esta versão do clássico cantado por Louis Armstrong.
E faz justiça ao original.
Destaco aos 1:50 do vídeo quando ele diz "I see friends shaking hands saying «how do you do» | They're really saying «I Love You»". Ouviram? Agora limpem as lágrimas. É lindo!


#1 - The Clash - Hitsville UK


O que não há para dizer sobre os The Clash? Os gajos são tipo os Beatles, só que ingleses.
Esta música capta na perfeição o espírito natalício. Os xilofones/vibrafones/lá o que seja, o coro, a voz feminina...
Esta é daquelas músicas que só podia ter sido feita pelos Clash. Não há mais nenhuma banda no mundo inteiro que faça músicas assim. Essa individualidade é das coisas que fazem dos "Beatles ingleses" a banda que foi.

Claro que a música não tem nada a ver com o Natal, mas porra, ouçam e digam-me na cara que isto não é uma música de Natal.


Feliz Natal a todos (e, se me dão licença, tenho uma prenda para vos dar).

0 comentários:

Enviar um comentário